Pular para o conteúdo principal

Paraitinga e a Festa do Saci

"Saciata" é uma das atrações da 9ª edição do evento de valorização da cultura popular 
O município de São Luiz do Paraitinga tem um dia especial no calendário local dedicado ao resgate dos mitos da cultura popular. Através de um projeto de lei, o dia 31 de outubro foi instituído como o Dia do Saci e para comemorar a data, há nove anos acontece a Festa do Saci. Neste ano, entre os dias 25 de outubro e 6 de novembro, uma programação extensa foi preparada para os participantes.
O Mercado Municipal sediará a exposição “Vamos caçar o Saci” a partir do dia 25. Espetáculos, shows, oficinas e gincana estão entre os atrativos da festa. “Queremos divulgar a nossa mitologia e o saci é o personagem principal”, conta o fundador da Sociedade dos Observadores de Saci (SOSACI), Mário Candido da Silva Filho.
Segundo ele, o movimento em prol do resgate do folclore brasileiro organizou a primeira festa em setembro de 2003, intitulada “O Grito do Saci”. Desde então, anualmente, o evento é realizado em São Luiz do Paraitinga.
Filho explica que a origem do saci está ligada ao mito criado pelos índios guaranis. O personagem se transformou em negro com a disseminação da cultura africana no Brasil. Em 1917 foi realizada uma pesquisa por Monteiro Lobato que reuniu inúmeros relatos de pessoas de todo o país que vivenciaram situações com saci que se transformou em um livro. “Monteiro Lobato foi um dos grandes divulgadores do saci. Todos nós da entidade acreditamos em saci, por isso criamos uma sociedade de observação que hoje conta com 1.100 membros”, conta.
A Festa do Saci é gratuita e traz inúmeras atrações para o público. Entre as atividades que chamam a atenção está a “Saciata” com o Bloco do Saci, no dia 28 de outubro, às 20h. No dia 29, às 10h, os amantes do ciclismo podem participar do “Passeio Saciclístico” que partirá da Praça Dr. Oswaldo Cruz, nº 22.
Um dos momentos mais esperados pela comunidade local é a distribuição do Bolo do Saci. Neste ano será no dia 30 de outubro, às 9h30, no calçadão da cidade. Muitos shows e espetáculos serão apresentados durante o evento.
A programação completa pode ser conferida no site da prefeitura de São Luiz do Paraitinga (http://www.saoluizdoparaitinga.sp.gov.br).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O centenário de Luiz Gonzaga

No ano do centenário de Luiz Gonzaga (que se completará no dia 13 de dezembro ), o baião, gênero que consagrou o sanfoneiro, mantém destaque no cenário musical e mostra que permanece vivo na MPB “Eu vou mostrar pra vocês/ Como se dança o baião/ E quem quiser aprender/ É favor prestar atenção”. Depois desse manifesto lançado na canção Baião, ninguém ficou alheio ao novo gênero que Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira acabavam de apresentar em 1946. O ritmo estourou, conquistou multidões, colocou o Nordeste no cenário da música popular brasileira e ainda hoje influencia gerações. A canção foi gravada pela primeira vez pelo conjunto Quatro Ases e Um Coringa, da gravadora Odeon. A participação de Gonzaga, ou Lua, como era conhecido, restringiu-se a acompanhar o grupo com sua sanfona. A música estourou e, em 1950, Lua gravava a sua versão. Assim, Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira consagravam-se o rei e o doutor do baião, respectivamente. Apesar do sucesso, Lua não foi o primeiro...

50 VERDADES SOBRE NELSON MANDELA

O herói da luta contra o apartheid marcou para sempre a história da África. No crepúsculo de sua existência, Nelson Mandela é venerado por todos. Ainda assim, as grandes potências ocidentais se opuseram até o último instante à sua luta pela emancipação humana e apoiaram o governo racista de Pretoria. Nascido no dia 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela, apelidado de Madiba, é o símbolo por excelência da resistência à opressão e ao racismo na luta pela justiça e pela emancipação humana. Procedente de uma família de treze filhos, Mandela foi o primeiro a estudar em uma escola metodista e a cursar direito na Universidade de Fort Hare, a única que aceitava, então, pessoas de cor no governo segregacionista do apartheid. Em 1944, aderiu ao Congresso Nacional Africano (CNA) e, particularmente, à sua Liga da Juventude, de inclinação radical. O apartheid, elaborado em 1948 depois da vitória do Partido Nacional Purificado, instaurava a doutrina da superioridade da raça bran...

Origem de algumas expressões populares

Onde judas perdeu as botas Significado: Lugar longe, distante, inacessível. Histórico: Como todos sabem, depois de trair Jesus e receber 30 dinheiros, Judas caiu em depressão e culpa, vindo a se suicidar enforcando-se numa árvore. Acontece que ele se matou sem as botas. E os 30 dinheiros não foram encontrados com ele. Logo os soldados partiram em busca das botas de Judas, onde, provavelmente, estaria o dinheiro. A história é omissa daí pra frente. Nunca saberemos se acharam ou não as botas e o dinheiro. Mas a expressão atravessou vinte séculos. Da pá virada Significado: Um sujeito da pá virada pode tanto ser um aventureiro corajoso como um vadio. Histórico: Mas a origem da palavra é em relação ao instrumento, a pá. Quando a pá está virada para baixo, voltada para o solo, está inútil, abandonada decorrentemente pelo homem vagabundo, irresponsável, parasita. Hoje em dia, o sujeito da "pá virada", parece-me, tem outro sentido. Ele é o "bom". O significado das expres...