Pular para o conteúdo principal

Na embolada do tempo...


Embolada do tempo
Alceu Valença

Você quer parar o tempo
E o tempo não tem parada.
Você quer parar o tempo,
O tempo não tem parada.

Eu marco o tempo
Na base da embolada,
Na rima bem ritmada
Do pandeiro e do ganzá.

Você quer parar o tempo
E o tempo não tem parada.
Você quer parar o tempo,
O tempo não tem parada.

O tempo em si
Não tem fim, não tem começo.
Mesmo pensado ao avesso
Não se pode mensurar.

Você quer parar o tempo
E o tempo não tem parada.
Você quer parar o tempo,
O tempo não tem parada.

Buraco negro:
A existência do nada;
Noves fora, nada, nada,
Por isso nos causa medo.

Tempo é segredo,
Senhor de rugas e marcas
E das horas abstratas
Quando paro pra pensar.

Esses brilhantes versos do álbum "Na embolada do tempo" do pernambucano Alceu Valença falam de um fator que preocupa muita gente: O TEMPO. Vivemos numa sociedade movida por objetivos de curto prazo, metas a cumprir... E o indivíduo sente-se sufocado, com a sensação de que as 24 horas por dia é pouco para muitas coisas que se tem por fazer... Pressionados pela correria e com medo de não perderem o emprego, muitos perdem tempo ao fazer o que não gostam. Outros, mesmo tendo tempo de sobra, acabam "gastando seu tempo" em futilidades e, depois, se queixam por não terem feito algo de importante, sentem um vazio... Acredito que o lazer, assim como a comida, a moradia, dentre outras coisas, é importante para que o indivíduo seja feliz. Mas só isso não basta. Acredito, também, que cada um de nós temos uma missão: cabe a cada um descobrir qual a sua missão. Seremos bem mais felizes quando gastamos um pouco do nosso tempo, com boa vontade, PELO BEM DE TODOS, PELA JUSTIÇA E PELA PAZ!...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixe, símbolo cristão

O símbolo mais reconhecido do cristianismo é sem dúvida a cruz , que pode apresentar uma grande variedade de formas de acordo com a denominação: crucifixo para os católicos, a cruz de oito braços para os ortodoxos e uma simples cruz latina para os protestantes evangélicos. Outro símbolo cristão, que remonta aos começos da religião. é o Ichthys ou peixe estilizado:  Uma outra versão contendo o acrônimo ΙΧΘΥΣ. Ictus, Icthus ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "peixe") é o símbolo ou marca do cristão. Significado "ΙΧΘΥΣ": trata-se de um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iesus Christos Theou Uios Soter" (em grego, conforme se vê acima), que significa " Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador ". Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado. A figura tinha, ademais, um significado místico, porque, como os peixes, também os cristãos eram

"EU VI ELE". Certo ou errado?

EU VI ELE SIM, E DAÍ? Marcos Bagno, coluna FALAR BRASILEIRO da revista CAROS AMIGOS , junho 2010 O pronome “ele” é usado como objeto direto (“vi ele”) no português há mais de mil anos: basta ler os textos medievais. Em dado momento da história de sua língua, os portugueses abandonaram esse uso (nenhuma surpresa, já que as línguas mudam sem parar). Ele, porém, continuou vivo e atuante no português brasileiro e africano. No entanto, só porque os portugueses não dizem “vi ele”, esse uso sempre foi tido como “errado”, como se o “certo” fosse sempre apenas o que os 10 milhões de lusitanos falam, em detrimento dos outros 200 milhões de falantes da língua mundo afora! Pois bem, na gramática de Perini, sem nenhum rodeio, encontramos o seguinte: “Alguns pronomes só têm uma forma, que vale para todas as funções. É o caso de ele, ela e seus plurais, que não variam formalmente quando em funções diferentes: Eu chamei ele para ajudar na cozinha; Ela passou no exame da OAB; De repente eu vi eles c

Grito dos Excluídos 2013 convoca jovens ao protagonismo social

O tema do Grito dos Excluídos de 2013 foi definido, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que acontece em 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos definido pela a coordenação do Grito que acolheu sugestões de vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos, para a escolha. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado em um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, conce