Pular para o conteúdo principal

UNIVERSIDADE PÚBLICA: Eficiência e Retorno Social

Há quem defenda a cobrança de mensalidades no ensino superior público e até mesmo a sua privatização completa. Na USP e em outras universidades públicas, há uma enorme quantidade de alunos com baixíssimo poder aquisitivo, a maioria deles em cursos como Filosofia, História, Ciências Contábeis e outras com menos "prestígio". O problema não é a desigualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior público, mas as deficiências no ensino fundamental e médio nas escolas públicas. Estudos promovidos por diversas entidades mostram ser possível aumentar os investimentos em educação, a fim de solucionar esses problemas, aumentar as vagas nas universidades públicas e sem prejudicar a qualidade no ensino.

Veja a seguir a prova de que as nossas universidades públicas são muito mais eficientes e dão um retorno social muito maior às comunidades que a rodeiam do que as faculdades privadas.
O mito do custo do ensino superior
Muitas das decisões sobre políticas educacionais no país são tomadas com base em interesses  nada republicanos e “fundamentadas” em mitos fortemente propalados para dar àquelas decisões a aparência de seriedade. Um desses mitos diz respeito aos investimentos necessários para manter um estudante de graduação, que seriam muito inferiores nas instituições privadas quando comparados com os das públicas. Esse mito, como não poderia deixar de ser, é repetido à exaustão; afinal, é dessa forma que mitos sobrevivem.

A conta que embasa esse mito corresponde, simplesmente, a dividir o orçamento de uma instituição pública pelo número de matrículas nos cursos de graduação e comparar o resultado com as anuidades das instituições privadas. Mas esse critério está errado.

Os orçamentos usados para esse cálculo não são comparáveis, pois os das instituições públicas incluem muitas despesas não incluídas nos das instituições privadas, tais como pós graduação, pesquisa científica e tecnológica, o atendimento da população em seus hospitais, a prestações de serviços como museus, rádios, centros culturais, editoras etc. Em várias instituições públicas, os orçamentos incluem, ainda, o pagamento de aposentadorias (como é o caso das universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp), enquanto as aposentadorias das instituições privadas são pagas principalmente pelo INSS. Portanto, para uma comparação imparcial dos investimentos para manter um estudante em um curso de graduação, devemos levar em conta esses fatos.

Outra questão a ser considerada é a distribuição dos estudantes pelas diferentes áreas de conhecimento. Por várias razões, inclusive puramente financeiras ou mercantis, as instituições privadas concentram seus cursos onde a combinação dos custos com o apelo mercadológico é mais favorável. Assim, por exemplo, embora cerca de 75% das matriculas em cursos superiores estejam nas instituições privadas, elas estão concentradas em cursos nos quais a relação entre a atratividade (cursos da moda ou cursos que dão a impressão de propiciar emprego fácil e bom no futuro) e os investimentos são mais favoráveis. Vamos a alguns dados. Na área de Administração, com cursos que exigem poucos investimentos e têm grande atratividade, a porcentagem de matrículas em instituições privadas é bem acima da média nacional, mais de 90%. Na área de Medicina, de alto apelo, mas de custos bastante elevados por causa da infraestrutura, dos laboratórios e da grande carga didática, a privatização é significativamente abaixo da média nacional, inferior a 60%, e em grande parte  correspondendo a instituições não mercantis. Na área de produção agrícola e pecuária, com algum apelo, mas custo relativamente alto, por envolver laboratórios complexos, a privatização está abaixo dos 30%. Como último exemplo, os cursos de bacharelado em Física, de custo relativamente alto e pouco atraente, ela é de apenas 5%.

Portanto, usar as médias dos investimentos necessários para manter um estudante de graduação em uma instituição pública e em uma instituição privada sem levar em conta o que foi mostrado acima, leva a conclusões erradas.

Quando são feitas essas correções, vemos que o mito é totalmente falso, pois a realidade mostra o inverso. Em um curso na mesma área de conhecimento e com mesma qualidade, os levantamentos já mostraram que os custos da USP, por exemplo, são comparáveis ou mesmo menores do que o que é cobrado pelas instituições privadas.

E se considerarmos os retornos dados à sociedade, como a adequação dos cursos às necessidades nacionais e suas distribuições geográficas, as instituições públicas se mostram ainda muito mais vantajosas. Devemos, também, considerar o abandono dos cursos, significativamente mais alto nas instituições privadas do que nas públicas, o que faz com que o custo efetivo de formação de quadros para o país por essas instituições seja ainda mais caro do que parece quando olhamos apenas suas mensalidades.

Mas mitos são mitos: suas existências independem da realidade e uma de suas funções é estabelecer modelos de pensamento. E os mitos, ao lado dos “impostômetros” e discursos amplamente propalados pela mídia, existem não apenas na educação, mas em muitos outros setores, servindo para “embasar” muitas de nossas políticas e impedindo que mais recursos sejam destinados à educação pública e a outras áreas de interesse social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Peixe, símbolo cristão

O símbolo mais reconhecido do cristianismo é sem dúvida a cruz , que pode apresentar uma grande variedade de formas de acordo com a denominação: crucifixo para os católicos, a cruz de oito braços para os ortodoxos e uma simples cruz latina para os protestantes evangélicos. Outro símbolo cristão, que remonta aos começos da religião. é o Ichthys ou peixe estilizado:  Uma outra versão contendo o acrônimo ΙΧΘΥΣ. Ictus, Icthus ou Ichthus (do grego antigo ἰχθύς, em maiúsculas ΙΧΘΥΣ ou ΙΧΘΥC, significando "peixe") é o símbolo ou marca do cristão. Significado "ΙΧΘΥΣ": trata-se de um acrônimo, utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iesus Christos Theou Uios Soter" (em grego, conforme se vê acima), que significa " Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador ". Foi um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com o crucifixo e continua a ser usado. A figura tinha, ademais, um significado místico, porque, como os peixes, também os cristãos eram

"EU VI ELE". Certo ou errado?

EU VI ELE SIM, E DAÍ? Marcos Bagno, coluna FALAR BRASILEIRO da revista CAROS AMIGOS , junho 2010 O pronome “ele” é usado como objeto direto (“vi ele”) no português há mais de mil anos: basta ler os textos medievais. Em dado momento da história de sua língua, os portugueses abandonaram esse uso (nenhuma surpresa, já que as línguas mudam sem parar). Ele, porém, continuou vivo e atuante no português brasileiro e africano. No entanto, só porque os portugueses não dizem “vi ele”, esse uso sempre foi tido como “errado”, como se o “certo” fosse sempre apenas o que os 10 milhões de lusitanos falam, em detrimento dos outros 200 milhões de falantes da língua mundo afora! Pois bem, na gramática de Perini, sem nenhum rodeio, encontramos o seguinte: “Alguns pronomes só têm uma forma, que vale para todas as funções. É o caso de ele, ela e seus plurais, que não variam formalmente quando em funções diferentes: Eu chamei ele para ajudar na cozinha; Ela passou no exame da OAB; De repente eu vi eles c

Grito dos Excluídos 2013 convoca jovens ao protagonismo social

O tema do Grito dos Excluídos de 2013 foi definido, e esse ano a Juventude está no centro dessa manifestação que acontece em 7 de setembro. “Juventude que ousa lutar, constrói o projeto popular” é o lema do 19º Grito dos Excluídos definido pela a coordenação do Grito que acolheu sugestões de vários grupos, comunidades, dioceses, movimentos, sindicatos, para a escolha. O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos. É realizado em um conjunto de manifestações realizadas no Dia da Pátria, 7 de setembro, tentando chamar à atenção da sociedade para as condições de crescente exclusão social na sociedade brasileira. O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos: Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, conce