terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Parabéns, São Paulo!


São Paulo completa dia 25 de Janeiro de 2011, 457 anos de sua fundação. Em 25 de janeiro de 1554, nascia a maior e mais rica metrópole do Brasil. A povoação de São Paulo de Piratininga surgiu com a construção de um colégio jesuíta, pelos padres portugueses Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

O nome “São Paulo” foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus:
 
"A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!"
 
O povoamento da região do Pátio do Colégio teve início, em 1560, quando Mem de Sá, governador-geral do Brasil, na Capitania de São Vicente, ordenou a transferência da população da Vila de Santo André da Borda do Campo, que fora criada por Tomé de Sousa em 1553, para os arredores do colégio.
 
Para quem ainda não sabe, há atrações culturais programadas para hoje, em diversos pontos da cidade. Clique nos atalhos abaixo e confira:
 

Nenhum comentário: