quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Com que roupa? Festa do POETA DA VILA!!!

Foi em 11 de dezembro de 1910, que chegou ao mundo, em Vila Isabel, subúrbio carioca – bairro boêmio da cidade, berço de grandes sambistas – um dos maiores artistas do país: NOEL ROSA. Seu centenário faz matar a saudade do “Poeta da Vila”, patrimônio cultural do Brasil.

Sua obra foi marcada por geniais composições como Feitiço da Vila, Rapaz Folgado, Conversa de Botequim, Palpite Infeliz, As pastorinhas e tantas outras, mais de 300, cujo estilo era pontuado pelo bom humor e representava com fidelidade a alma boêmia do Rio de Janeiro. Noel foi responsável pela legitimação do samba do morro no asfalto, ao lado de grandes nomes, tais como Cartola, Lamartine Babo e Ary Barroso, e influenciou figuras como Chico Buarque, Paulinho da Viola e outros importantes nomes da MPB. Um de seus temas favoritos era o bairro onde nasceu que atualmente tem a gravação de partituras de suas músicas nas calçadas de pedras portuguesas, e esculturas, como sua estátua na entrada do bairro.

Para reverenciar e afastar as saudades, o Rio vem apresentando uma intensa programação, que começou com a escolha do enredo da escola de samba Unidos de Vila Isabel, com a música Noel: A Presença do “Poeta da Vila”, de autoria do compositor Martinho da Vila – também nascido, criado e identificado pelo bairro. A programação se estenderá ao longo do ano, a exemplo do lançamento do disco “Noel Rosa – 100 Anos de Samba, e de um livro que reúne 14 textos inéditos escritos por figuras do meio acadêmico. Na Universidade do Estado do RJ (UERJ), a exposição “Nos Passos de Noel”, mostra trabalhos de seis fotógrafos, que dão vida às suas composições. No dia 27/03, o Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, fecha para receber o evento “100 Anos de Noel”, com dança, teatro e muito samba.

Ouça a música "Com que roupa?" do Noel Rosa, clicando aqui.

Em homenagem ao centenário destes dois grandes sambistas, a "BANDA MANTIQUEIRA COM FABIANA COZZA CANTAM ADONIRAN E NOEL" no SESC Belenzinho.
Quando? 18/12/2010 (sábado), às 21h30min; e 19/12/2010 (domingo), às 18h.

Fonte: Brasília Confidencial e SESC-SP

Nenhum comentário: