quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tradição de Natal no centro de São Paulo

O presépio como representação do nascimento de Cristo tem tudo a ver com os franciscanos. Foi São Francisco de Assis, em 1223, na cidade italiana de Greccio, quem pela primeira vez na história celebrou a noite de Natal com uma encenação plástica do nascimento de Jesus, tendo pessoas representando os personagens bíblicos e animais reais na manjedoura. Com isso, ao longo dos séculos, tornou-se uma tradição entre os franciscanos marcar a passagem do Natal sempre de forma artística, e não apenas litúrgica, com a montagem de presépios com seres vivos ou esculturas.

Pela 21ª vez, os frades do Convento São Francisco, no Centro de São Paulo, mantêm uma tradição franciscana: a Exposição de Presépios. Neste ano, a mostra foi aberta dia 8 de dezembro, às 11h30, no claustro do Convento São Francisco, e vai até o dia 2 de janeiro.

A organização está a cargo de Frei Róger Brunório, que é museólogo. Ele montou um total de 29 presépios, entre modelos nacionais e internacionais.

Frei Róger reuniu conjuntos da Europa, África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. Entre eles, destaca o presépio da Filipinas, que em vez de Maria e José tem São Francisco e Santa Clara como imagens centrais. Outro presépio é um trabalho do artista plástico Adelino, que através da reciclagem aborda um tema bem atual e ecológico”, explica Frei Róger, que monta pela primeira vez uma exposição em São Paulo, já que antes residia no Rio de Janeiro.

Segundo o frade franciscano, procurou fazer uma exposição em que as peças se destacassem. “Os cenários são mais simplificados para que as esculturas tenham o destaque merecido”, acredita.

Frei Róger contou com o apoio de uma equipe de profissionais da Rainha de Copas Produções Culturais para montar o cenário: “A organização é do Convento São Francisco, que procura manter esta tradição franciscana. Tivemos também o apoio das Editorias Paulus e Vozes, e do Pró-Vocações Franciscanas”. Ele também destacou o apoio de Frei Estêvão Ottenbreit, que forneceu 8 conjuntos de sua coleção para a mostra.

Informações: A Exposição de Presépios está aberta diariamente, até o dia 2 de janeiro de 2011, das 10 às 18 horas, no Largo São Francisco, 133, interior do Convento São Francisco (não abrirá nos dias 24, 25, 31 e 1º).

Telefone: (11) 3291-2400

Nenhum comentário: