terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sete Maravilhas

Ouvimos freqüentemente falar das "Sete Maravilhas do Mundo", mas pouco sabemos sobre elas, não é?

Na verdade, poderíamos chamá-las de "As Sete Maravilhas do Mundo Antigo", pois são obras artísticas e arquitetônicas construídas na Antigüidade. Elas são tão antigas que, das sete maravilhas, apenas uma resiste até os dias de hoje. São as pirâmides de Gizé, no Egito, construídas há mais de 4 mil anos.

A origem da lista é quase um mistério, mas ela acabou sendo atribuída ao poeta e escritor grego Antípatro de Sídon, que falou sobre as obras em um poema. Então, saiba quais são as sete maravilhas e depois clique aqui para saber um pouco mais sobre cada uma delas.
1. Pirâmides de Gizé (Egito)
2. Jardins Suspensos da Babilônia (Iraque)
3. Estátua de Zeus Olímpico (Grécia)
4. Templo de Artemis (Turquia)
5. Mausoléu de Halicarnasso (Turquia)
6. Colosso de Rodes (Grécia)
7. Farol de Alexandria (Egito)

Há quem diga que as pirâmides do Egito, por exemplo, não foram construídas por escravos (conforme reportagens divulgadas no começo de 2010). Mas o historiador grego Heródoto (485?-420a.C.) nos conta que o faraó Kufu (ou Quéfren) obrigou os escravos a trabalharem de sol a sol, sob muitos castigos, para a construção da pirâmide. E até os anos de Heródoto, o povo não podia nem escutar ou falar em seu nome.

Heródoto viveu em uma época em que ainda havia sacerdotes que cultuavam o abominável panteão egípcio, com seus milhares de deuses. Teve a história em primeira mão, passada a ele pelos próprios sacerdotes e pelos livros do Egito. O povo tinha tal tradição oral, ainda vigente em sua época. Ele viajou por todo o Egito e teve tais informações colhidas e relatadas pelo próprio povo e clero egípcios.

Nenhum comentário: